Simpósio PPEA

Apresentação

“Desde a casa, a rua, o bairro, desde a nossa inserção essencial em um dos muitos grupos, movimentos e organizações sociais (…), somos parte de uma imensa rede de pessoas e de grupos humanos unidos, desde a unidade de cada município do Brasil, a toda uma teia de trabalho e vida em favor da Vida e da Paz.”

(Carlos Rodrigues Brandão, Aqui é onde eu moro,aqui nós vivemos – Escritos para conhecer e pensar o Município Educador Sustentável, 2ª edição, MMA, 2005).

Um momento de construção – ampliação de uma rede de instituições e de pessoas, comprometidas com a construção de sociedades sustentáveis, por meio da educação ambiental. Este é o foco do Simpósio Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis – Municípios, Escolas e Instituições de Educação Superior que educam para a sustentabilidade socioambiental.  O evento será realizado no anfiteatro do Pavilhão da Engenharia do campus da ESALQ – USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo), em Piracicaba, no interior de São Paulo, entre os dias 7 e 9 de maio de 2014. As inscrições são gratuitas.

O simpósio é organizado pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca, da ESALQ-USP, junto ao Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (PPGI-EAUSP), com apoio da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (SGA-USP) e o Programa USP Recicla. O campus da ESALQ em Piracicaba se destaca com o Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA), recentemente aprovado, cujo objetivo é inserir a educação ambiental em todas as linhas de ação do campus – no ensino, pesquisa, extensão e gestão, para ambientalizar o cotidiano da instituição em suas relações internas e externas.

O Laboratório Oca pretende apresentar e convidar os participantes do simpósio a se envolverem no Projeto de Pesquisa e Intervenção em Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, e propor estratégias diferenciadas de compartilhamento de experiências e reflexões em três níveis onde a educação ambiental se insere: nos municípios, nas instituições de educação superior e nas escolas.

Para isso, haverá uma programação com especialistas e pesquisadores atuantes na educação ambiental e nas políticas públicas, e ainda um mapeamento/diagnóstico sobre os temas do simpósio, utilizando a metodologia Café ComPartilha (inspirada no chamado world café), que proporciona um diálogo maior entre os participantes, e possibilita o registro e memória do que foi conversado e pactuado. Ainda serão apresentadas 30 experiências que sejam referências em políticas públicas de educação ambiental, envolvendo municípios, escolas e instituições de educação superior. 

Após o simpósio, uma publicação trará os resultados do mapeamento/diagnóstico de demandas, potencialidades e necessidades para a construção de municípios, escolas e instituições de educação superior que educam para a sustentabilidade socioambiental. Pretende-se, ainda, contribuir para a construção de indicadores de monitoramento, avaliação e implementação de Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis. 

Este simpósio contribui para consolidar e divulgar  os seguintes documentos e referenciais:

Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA (Lei Nº 9795/99);

Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA, 2005);

Manual Escolas Sustentáveis (Resolução CD/FNDE no 18, de 21 de maio de 2013);

Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental (MEC, Resolução no. 2, de 5 de junho de 2012).

Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, construído no Fórum Global durante a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro (RJ) em 1992;

Programa Municípios Educadores Sustentáveis (MMA). Conheça mais sobre essa proposta acessando a publicação Aqui é Onde Eu Moro, Aqui Nós Vivemos – Escritos para Conhecer e Pensar o Município Educador Sustentável (Carlos Rodrigues Brandão, 2ª edição, MMA, 2005).

A quem se destina o simpósio?

Gestores públicos, conselheiros, pesquisadores, professores, lideranças, educadores ambientais, estudantes, ambientalistas e profissionais de educação, ambiente, saúde, agricultura e de outras áreas, que queiram contribuir com a criação e o aprimoramento de políticas públicas de educação ambiental comprometidas com a construção de sociedades sustentáveis.

Para que? Os objetivos do evento

Promover diálogos, partilhar experiências e diagnosticar demandas, fragilidades e potencialidades que contribuam para a formação dos que atuam ou venham a atuar em instituições de educação superior, escolas, prefeituras e outras instituições que incidem no município no campo da educação ambiental.

Estimular a cooperação entre escolas, instituições de educação superior, prefeituras e outras instituições que atuam nos municípios com atividades de ensino, gestão, pesquisa e intervenções socioambientais, em busca da formulação e execução de Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.

Apresentar e convidar os participantes do simpósio a se envolverem no Projeto de Pesquisa e Intervenção em Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, em elaboração pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca (ESALQ-USP).

Como posso participar?

Se quiser apresentar um trabalho, clique aqui e conheça os critérios para envio.

Já decidiu que vai participar? Clique aqui para enviar sua ficha de inscrição.

Clique aqui para conferir a programação completa do simpósio. E conheça os palestrantes clicando aqui.

Ainda tem dúvidas?

Escreva para simposioppea@gmail.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s