Simpósio PPEA

Carta Aberta do Simpósio PPEA: os propósitos do evento

Deixe um comentário

Faltam apenas dois dias para o Simpósio PPEA e todos os participantes receberam uma carta de boas vindas, com informações preciosas sobre o objetivo desse evento. Confira!
Prezado/ Prezada participante do Simpósio de EA e Políticas Públicas,
Cientes dos seus esforços para estar presente em Piracicaba nos dias 07 a 09 de maio esperamos realizar um evento que contribua para as buscas, ações e reflexões, individuais e coletivas, por uma educação comprometida com a construção de sociedades sustentáveis.
A energia investida para realizá-lo, sem cobrar taxa de inscrição e sem comércio de espaços, apenas com pequenos apoios financeiros para as passagens e estadia dos conferencistas e despesas operacionais durante o evento, serão amplamente recompensadas se conseguirmos incrementar os nossos conhecimentos na área e pactuar compromissos para uma maior efetividade da educação ambiental promovida em nossos territórios de atuação.
Sintam-se desde já acolhidos e bem vindos ao campus da USP em Piracicaba.
Escrevemos-lhe neste momento, também, para dar algumas informações complementares sobre o Simpósio.
Para além das mesas redondas, palestras, apresentação de aproximadamente 120 trabalhos realizados em distintos locais do país e diálogos diversos entre os mais de 250 participantes, teremos atividades culturais e o início de um processo de produção participativa de um Projeto de Pesquisa-Intervenção Educadora Socioambientalista sobre EA e Políticas Públicas.
Tal projeto, objeto de diálogos durante o “Café ComPartilha”, busca envolver distintos atores sociais que realizam atividades de EA em um mesmo município ou região e buscam se articular para construir processos de formação permanentes e continuados.
Apenas a coordenação e sinergia entre as ações de EA promovidas por Escolas, IES, Prefeituras Municipais e outras Instituições (UCs, ONGs, Empresas, Comitês e Conselhos, Movimentos Sociais, Redes, etc.), permitirá a construção de Políticas Públicas Municipais e Regionais que promovam o constante caminhar em direção a Sociedades Sustentáveis.
Políticas públicas participativas que possibilitem e fomentem:
1) A ambientalização de cada Instituição (de todas as suas atividades de gestão, pesquisa, extensão, curriculares voltadas ao ensino/aprendizagem, e outras, conforme a sua finalidade);
2) A ação cooperativa que permita uma efetiva EA em todo o Município, Bacia Hidrográfica e outros territórios geográficos e relacionais.
O desafio é obter o compromisso de um conjunto de Municípios/Regiões, por meio de suas Prefeituras, Escolas, IES e outras Instituições que neles atuam, de participarem de um processo de pesquisa-intervenção educadora voltado à construção de políticas públicas de EA, com três etapas: a) uma primeira de elaboração do projeto, articulação das parcerias e captação dos recursos, em 2014; b) a segunda, em 2015 e 2016, de participação de seus representantes em Cursos e processos de Formação; c) e uma terceira, de mais dois anos, destinada a consolidação em cada Município/Região, das propostas formuladas e implantadas na etapa anterior.
Em cada Município/Região busca-se um conjunto de 08 a 16 sujeitos, de pelo menos quatro setores (IES, Escolas, Prefeitura, Outros), que participem de todo o processo, ou pelo menos da sua segunda etapa.
Por fim, busca-se articular junto a Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental – RUPEA e outras IES, um compromisso compartilhado de fomento a processos semelhantes e articulados em distintas regiões do país.
Boa viagem e até o Simpósio,
Comissão Organizadora
Anúncios

Autor: OCA Esalq

OCA - Laboratório de Política e Educação Ambiental, está localizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Departamento de Ciências Florestais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s